Mestrado Profissional em Ensino de História
Publicado: 26/07/2017 - 14:15
Última modificação: 19/06/2024 - 16:48
O programa
O Programa Profissional em Ensino de História (ProfHistória - http://site.profhistoria.com.br/), oferecido em rede nacional, é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).
Liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele tem como foco proporcionar formação continuada aos docentes de História da Educação Básica, com o objetivo de dar qualificação certificada para o exercício da profissão, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino. Coordenador nacional: Prof. Dr. Marcelo Souza Magalhães (UNIRIO).
O ProfHistória é voltado à formação continuada de professores(as) de História com foco na inovação das práticas de sala de aula. Busca, de forma crítica e criativa, acompanhar os(as) profissionais nas questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade. Esse(a) professor(a) precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção da educação histórica.
Contextualização Institucional e Regional
A experiência acumulada nas universidades que aderiram ao ProfHistória tem mostrado contribuições de grande relevância para a educação básica, seja beneficiando pessoalmente os professores, transformando sua prática em sala de aula, com impacto direto na qualidade da educação básica, seja propiciando o desenvolvimento de métodos e estratégias de ensino. A criação dos núcleos do ProfHistória nos institutos ou departamentos de história tem estimulado seus professores a se envolver com a educação básica e com o ensino de história, rompendo preconceitos historicamente instituídos na área.
Hoje são 39 instituições que compõem o ProfHistória: 6 na região Norte, 12 no Nordeste, 4 no Centro-Oeste, 9 na região Sudeste e 8 no Sul.
De modo que a participação no ProfHistória tem revelado potencial para contribuir para o fortalecimento da licenciatura em História e para uma maior integração da pós-graduação com a graduação na medida em que sua ênfase é no ensino de história e sua estruturação concentra-se nos aspectos teóricos e metodológicos da disciplina. O mestrado profissional permite e pressupõe que o professor/a possa trazer as demandas e questões da sala de aula, além da sua prática como professor, problematizando-as e repensando-as em seus aspectos teóricos, metodológicos, sociais, políticos e cívicos.
A cobertura geográfica do ProfHistória na região de abrangência da Universidade Federal de Uberlândia acontece com vistas a viabilizar um atendimento adequado aos professores/as que atuam na Educação Básica. A capilaridade do ProfHistória pelo território nacional torna-se condição fundamental para seu sucesso e a adesão da UFU apresenta-se como ação estratégica na consecução desse objetivo, uma vez que é o único núcleo do ProfHistória no Estado de Minas Gerais implantado até o presente momento. Sublinhe-se ainda que a adesão da UFU a um Programa em Rede Nacional contribui para uma ampliação efetiva dos vínculos interinstitucionais que fortalecem e dão sentido e substância à Rede Federal de Ensino Superior público, gratuito, de qualidade e voltado para a formação da cidadania.
Com sede na cidade de Uberlândia/MG, e com campi em Ituitutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo, a Universidade Federal de Uberlândia é o principal centro de referência em ciência e tecnologia de uma ampla região do Brasil Central, que engloba o Triângulo Mineiro, a região do Alto Paranaíba, o noroeste mineiro e partes do norte de Minas, o sul de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Neste âmbito, polariza a oferta de vagas e de cursos de graduação e de pós-graduação, o desenvolvimento da pesquisa e da extensão e responde, em grande medida, pela formação dos quadros profissionais das IES criadas na cidade e em seu entorno nos últimos anos. Além disso, garante a formação continuada de docentes das redes de ensino de educação básica e Profissional de todo seu entorno (PID-UFU, 2016-202, p. 16).
O ProfHistória é o terceiro programa de mestrado profissional a ser constituído sob este formato em rede no país. Existe a precedência do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), já implantado e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vale ressaltar que a Universidade Federal de Uberlândia já aderiu ao ProfLetras em 2013 e ao ProfMat em 2018. A adesão da UFU ao ProfHistória representa mais um passo importante para o cumprimento de suas metas institucionais marcadas pela sua “responsabilidade social e a dinâmica da sua atuação no seio da sociedade” (PID-UFU, 2016-2021). A adesão ao ProfHistória amplia a oferta de formação continuada em nível de pós-graduação e o enfoque profissional do Programa atende às demandas dos professores de História da região, contribuindo objetivamente para a melhoria da qualidade da educação no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Noroeste Paulista, sul Goiano, regiões de onde advêm grande parte dos estudantes de Graduação que têm cursado Licenciatura em História no Instituto de História.
No ano de 2023, a CAPES autorizou a criação do curso de Doutorado Profissional em Ensino de História no Programa, o que está em processo de implementação em diversas instituições associadas, inclusive a UFU.
Dia 13 de março de 2020, a primeira turma do curso de Mestrado do PPGEH-UFU iniciou suas atividades.
A aula inaugural do curso foi ministrada pela Profa. Dra. Selva Guimarães (FACED/UFU): "O ProfHistória como lugar de produção de saberes em defesa de uma educação transformadora"
Poderão participar do Exame Nacional de Acesso ao curso de Mestrado Profissional em Ensino de História candidatos portadores de diploma de curso superior de Licenciatura devidamente registrados no Ministério da Educação, que estejam ministrando aulas de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).