Mural de Coordenadores
Mural de Coordenadores
Guilherme Amaral Luz
Graduado em História pela UNICAMP (1996), Mestre em História Social pela UNICAMP (1999) e Doutor em História Cultural pela UNICAMP (2003). Entre 2013 e 2014, realizou estágio pós-doutoral com bolsa da CAPES e apoio financeiro do SANTANDER-UK no Departamento de História da Arte da Universidade de Warwick, em Coventry-UK. Atua como docente na Universidade Federal de Uberlândia desde 2004 e, em 2020, chegou a classe de Professor Titular, defendendo a tese: "Caminhos Marciais, Humanidades e Educação Integral. Por uma política educacional utópica propositada". Autor dos livros "Carne Humana. Canibalismo e Retórica Jesuítica na América Portuguesa" (EDUFU, 2006) e "Flores do desengano: poética do poder na América portuguesa" (Editora FAP-UNIFESP, 2013). É coorganizador dos livros "Cuidados silenciosos no zumbir da educação: integração corpo-mente-cultura no processo de ensino aprendizagem" (Regência e Arte, 2022) e " Ordem Crítica: A América portuguesa nas 'fronteiras' do século XVIII" (Fino Traço, 2013). Coordena o laboratório e grupo de pesquisa "Caminhos Marciais, Humanidades e Educação Integral" (EDUCAM) e participa do programa de extensão, de assistência estudantil e grupo de pesquisa "SOMA: Ações Transdisciplinares", do qual é co-fundador. Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo da história e cultura das artes marciais asiáticas, com destaque para as artes marciais chinesas e sua presença no mundo contemporâneo globalizado. Desenvolve projetos de extensão e orienta trabalhos de pesquisa que articulam a cultura marcial ao ensino de história e/ou à educação integral em perspectiva inter, multi ou transdisciplinar, em diálogo com paradigmas da Somaestética e outras abordagens históricas, antropológicas, pedagógicas e/ou filosóficas sobre a unidade corpo-mente-cultura. Foi Coordenador de Extensão do Instituto de História da UFU (2018-2020), do Programa de Pós-graduação em História da UFU (2009-2010) e Substituto legal na Direção do INHIS (2007-2009). Integra a Comissão Acadêmica Local do Profhistória na UFU desde 2022. Foi integrante do Colegiado dos Cursos de Graduação em História da UFU (2020-2021), de Extensão do Instituto de História da UFU (2018-2020) e do Programa de Pós Graduação em História da UFU (2005-2007; 2008-2010; 2012; 2015-2016). Foi representante do Instituto de História no Fórum de Licenciaturas da UFU (2017-2018), integrande do Núcleo Docente Estruturante do curso de História da UFU (2014-2015) e do Núcleo de Apoio e Atenção ao Estudante NAAES do Instituto de História (2022-2023). Enquanto coordenador, representou o Instituto de História no Conselho de Pesquisa e Pós Graduação - CONPEP (2009-2010) e no Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - CONSEX (2018-2020). Foi substituto legal da representação do Instituto de História da UFU no Conselho Diretor - CONDIR (2007-2009) e no Conselho Universitário - CONSUN (2007-2009). Presidiu a comissão do INHIS responsável pela elaboração da proposta de criação do curso de Doutorado Profissional em Ensino de História no PPGEH (2022-2023). Foi relator no Conselho do Instituto de História dos processos de reforma curricular dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em História da UFU (2016-2017). Vem coordenando diversos projetos de extensão ligados à promoção da cultura marcial em interface com a educação integral, destacando-se: Tai Chi no Santa (2019-2023); Diversidade de gênero e artes marciais chinesas (2022-2023); Registros histórico-técnico-artísticos do Nanbei Wudao (2022); Cultura marcial chinesa no Triângulo: memórias e identidades híbridas (2019-2020); Kung Fu: interfaces entre prática de arte marcial e ensino e aprendizagem em Humanidades (2016-2018); Percepção de si e experiência com o outro: caminhos marciais, cultura e expressão (2017) e Kung Fu: caminho para ética e para a cidadania (2016). Atualmente, desevolve o projetio de pesquisa "Sun Lutang e Morihei Ueshiba: mito, maravilha e mistério na modernização das artes marciais asiáticas. China e Japão (1860-1969)".
Mara Regina do Nascimento
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora Classe D (Associado) nível 4, da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial e Imperial, atuando principalmente nos seguintes temas: representações da morte, irmandades religiosas, devoção católica, festas de rua, devoções e sensibilidades religiosas, rituais do cristianismo. Foi Editora-Adjunta da Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer (ISSN 2525-3050), entre 2016-2020. Dirigiu, juntamente com o prof. Mauro Dillmann (UFPel), o "Guia Didático e Histórico de verbetes sobre a morte e o morrer", publicado em dezembro de 2022. Atua também na área de Ensino de História, como professora de Estágio Supervisionado desde 2009. É coordenadora do ProfHistória/UFU - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia.