Áreas e Linhas de Pesquisa
Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa
Ensino de História
A descrição da área de concentração em Ensino de História pode explicitar as diretrizes que lhe são próprias, partindo de uma pergunta: como o conhecimento histórico pode contribuir para a reflexão sobre a relação entre passado/presente/futuro, permeada pela lembrança, pelo esquecimento e pelas expectativas de indivíduos e grupos, considerando que lembrar e esquecer são aspectos constitutivos da vida em sociedade, das identidades culturais e do pertencimento político? A partir dessa questão, a pós-graduação com ênfase em Ensino de História privilegiará a consideração aprofundada da relação entre passado, presente e futuro no contexto do ensino da História e tendo em vista ao menos duas demandas complementares. De um lado, a exigência de reflexão sobre o ensino escolar, considerando seus saberes e práticas, bem como a relação com a disciplina de referência. De outro, a necessidade de compreensão das múltiplas formas de ensinar e aprender história vigentes na sociedade contemporânea, para além da escola, que tensionam continuamente tanto a historiografia profissional como o ensino da disciplina em seus diferentes níveis. Isso porque o movimento atual em direção à memória e a luta por direitos contribuíram para acirrar as disputas sobre a escrita e o ensino da história, diversificando suas formas promovendo múltiplos usos (e abusos) do passado. Cabe ao profissional da área investigar esse complexo movimento e os variados recursos ao conhecimento histórico, de modo a compreender a historicidade das experiências e as muitas possibilidades de escrever e ensinar a história.
São 4 as Linhas de Pesquisa do Programa: