Parceria do PROFHISTORIA com Selo Saberes Históricos
Publicado: 27/06/2024 - 14:29
Última modificação: 27/06/2024 - 14:41
É com satisfação que anunciamos a parceria entre o Profhistória e o Selo Saberes Históricos que é uma iniciativa do Fórum Saberes Históricos que reúne associações profissionais e coletivos diversos que se mobilizam para estabelecer compromissos éticos sobre a produção e difusão dos saberes históricos em práticas de divulgação de saberes ou produções de conteúdo histórico ou historiográfico, realizados em redes sociais ou mídias digitais, comprometidos com valores científicos e éticos. O Selo pode ser solicitado por pessoas físicas ou coletivos de vários tipos, desde que dedicados a iniciativas de produção e divulgação de conhecimentos e saberes históricos para públicos amplos e diversificados de forma livre e gratuita. Com duração de dois anos, o Selo é concedido a produtos acabados ou a produções vinculadas a projetos em andamento ou que terão continuidade.
A parceria entre o ProfHistória e o Selo Saberes Históricos consiste em uma iniciativa de divulgação dessa proposta junto ao público de docentes, discentes e egressos de qualquer uma das 39 instituições associadas à rede do ProfHistória, como forma de estimular a adesão desse grupo ao Selo Saberes Históricos, dando relevo ao robusto conjunto de propostas e ações de ensino de história produzidas no âmbito do curso, atualmente disponíveis nas redes e mídias digitais. Visa também transformar-se em um instrumento de mobilização e luta de professores no combate aos preconceitos, intolerâncias, negacionismos e pela valorização da História, difundida para o grande público por meio online, comprometida com saberes e valores éticos, científicos, democráticos e emancipatórios.
São elegíveis à candidatura:
1) Os trabalhos defendidos no ProfHistória, cuja dimensão propositiva é constituída de materiais disponíveis online, por meio de sites, blogs, plataformas como Facebook, Instagram, Youtube, Spotify, TikTok, dentre outras. É o caso de trabalhos cujo produto final resultou em sites, podcasts, vídeos, canais, jogos online, dentre outros formatos e linguagens e que podem ser acessados on line, a partir de busca na rede mundial de computadores, independente do texto dissertativo resultante da dissertação.
Observação: Trabalhos cuja dimensão propositiva esteja vinculada ao texto da dissertação (materiais didáticos, oficinas, cartilhas, jogos de tabuleiro, narrativas sobre exposições e experiências no espaço escolar etc.) e que só podem ser visualizados por meio da plataforma Educapes, sites das universidades ou mesmo por meio da página oficial do ProfHistória, não são elegíveis para a solicitação do selo porque correspondem a materiais com circulação e vinculação restrita ao espaço acadêmico e escolar, já submetida à avaliação por pares.
2) Trabalhos de discentes ou egressos do curso, não vinculados diretamente às pesquisas no ProfHistória, mas que correspondam a projetos, atividades e produtos escolares de ensino de história relacionados à prática docente de professores, e que estejam disponíveis online por meio de qualquer plataforma.
3) Projetos e atividades de docentes do curso vinculados ao ensino de história, disponíveis em qualquer meio online, independente do formato.
Estratégias de divulgação
- Solicitamos às instituições associadas a divulgação da proposta do Selo Saberes Históricos entre docentes, discentes e egressos, informando o site https://www.forumsabereshistoricos.com e também o vídeo produzido com essa finalidade. https://www.youtube.com/watch?v=5gsd5TzJY3U, dentre outras estratégias que considerem relevantes e pertinentes para alcançar esse público a partir do mês de julho de 2024 e ao longo do segundo semestre deste ano.
- Serão feitas publicações nas redes sociais do ProfHistória, divulgando a parceria, também estimulando o público alvo a aderir a essa campanha.
- Eventualmente poderão ser produzidos vídeos de divulgação direcionados ao público do ProfHistória nas redes sociais.
- Durante o III Congresso Nacional do ProfHistória, a iniciativa também será divulgada, como forma de reforçar o compromisso do ProfHistória com a difusão de saberes e valores éticos, científicos, democráticos e emancipatórios nas redes sociais e mídias digitais.
A submissão das propostas ao Selo Saberes Históricos será por meio da iniciativa dos respectivos autores, devendo seguir as orientações oferecidas no site - https://www.forumsabereshistoricos.com
O processo de recepção, avaliação e divulgação das propostas aprovadas é de responsabilidade da equipe do Fórum Saberes Históricos.
Contamos com o apoio de todos e todas nessa divulgação e ficamos a disposição para quaisquer dúvidas.
--
Monica Martins da Silva
Coordenadora Adjunta Nacional do ProfHistória