Wellington Amarante Oliveira

por Guilherme Amaral Luz
Publicado: 27/02/2024 - 14:57
Última modificação: 27/02/2024 - 14:57
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis. Graduado (2009) e Mestre (2011) em História pela mesma instituição. Atuou como professor na educação básica no Estado de São Paulo. Foi professor substituto do cursos de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Pontal (2012-2013) e da UNESP/Assis (2017). Foi professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Araguaína (2018-2019) e professor permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória (2018-2020). Escreveu sua dissertação sobre a criação do programa Telecurso 2 Grau (1979-1981) e em sua tese realizou uma análise histórica comparativa da experiências de emissoras educativas, a francesa La Cinquième e o brasileiro Canal Futura (1994-2002). Desenvolveu Estágio de Pesquisa no Exterior, financiado pela FAPESP, junto ao Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes (LARHRA), laboratório especializado em História Moderna e Contemporânea, em Lyon, França (2015), sob a supervisão da Dra. Évelyne Cohen. Foi membro fundador e do Conselho Editorial da Revista Faces da História (2013-2015), ocupando o cargo de editor-chefe em 2015. Atualmente é professor adjunto do Curso de Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU). É membro dos Grupos de Pesquisa História e Mídias Eletrônicas, Mídia e Saúde, História Política Contemporânea, Laboratório de História Digital (LAHISD) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais (NEPEHD), onde desenvolve pesquisa sobre a divulgação de História na televisão a partir dos espaços ocupados por historiadoras e historiadores no telejornalismo brasileiro entre os anos de 2012 e 2022. É docente orientador do Núcleo História/Geografia Pontal do Programa Residência Pedagógica. E integra o projeto de Cooperação Internacional Brasil-França AMIS, financiado pelo CNRS, e que reúne pesquisadores brasileiros e franceses de diversas instituições e tem por objetivo refletir sobre a mídia e o audiovisual no séculos XX e XXI. É docente permanente do Mestrado Profissional em História de História (ProfHistória), do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e do Curso de Especialização em História Pública e Ensino de História oferecido pelo Instituto de Ciências Humanas do Pontal, na modalidade EAD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil.