Laboratório Caminhos Marciais Humanidades e Educação Integral (Educam)
Publicado: 31/07/2020 - 07:37
Última modificação: 02/08/2023 - 16:22
Karatê, judô, jiu-jitsu e kung-fu são lutas conhecidas no cenário brasileiro e que têm uma representação ampla nas mídias. Porém, o entretenimento não é a única função delas: essas práticas podem ser usadas para o desenvolvimento integral no processo educativo. Esse foi um dos motivos que inspirou o professor Guilherme Amaral Luz, do Instituto de História (Inhis-UFU), a criar o Laboratório Caminhos Marciais Humanidades e Educação Integral (Educam).
O laboratório está localizado no Campus Santa Mônica da UFU, no bloco 3E. O espaço foi criado a partir do projeto de pesquisa sobre a difusão das artes marciais chinesas no Triângulo Mineiro e do programa de extensão “SOMA: Ações Transdisciplinares”.
Em relação à pesquisa, o laboratório tem parcerias com programas de pós-graduação, principalmente com o Mestrado Profissional em Ensino de História.
http://www.proexc.ufu.br/acontece/2018/03/educacao-integral-e-caminhos-marciais-educam
O laboratório mantem a guarda de acervos de coleções documentais e bibliográficas dos pesquisadores Guilherme Amaral Luz e Fabrício Pinto Monteiro. Tais coleções encontram-se na sua maior parte catalogadas e podem ser acessadas por estudantes e outros pesquisadores que desenvolvem suas atividades no laboratório. Destacam-se as coleções audiovisuais de VHS, DVD, Jogos Eletrônicos e Revistas e as coleções de documentos inéditos e originais sobre a difusão das artes marciais chinesas em Uberlândia.