Processo Seletivo - Procedimentos para candidatos às vagas destinadas às cotas raciais
Publicado: 30/06/2023 - 11:09
Última modificação: 28/06/2024 - 15:49
REQUISITOS:
Os candidatos às vagas destinadas a cotas raciais, ou seja, PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFU, deverão apresentar no ato da inscrição, documento emitido pelo Grupo de Trabalho de Heteroidentificação da Pós-Graduação, com o deferimento de sua autodeclaração de cor/raça, que deverá ser solicitado verificando sua adequação em uma das condições abaixo listadas:
1 |
Portador de documento comprobatório contendo deferimento em procedimento de heteroidentificação emitido pela UFU |
Caso não tenha acesso ao documento, ele deverá ser solicitado à DIRPS/PROGRAD antes de iniciar a solicitação no SEI!UFU, conforme instruções abaixo. A qualquer momento, caso necessário, a UFU poderá averiguar a veracidade do documento. |
2 |
Portador de documento comprobatório contendo deferimento em procedimento de heteroidentificação emitido por outras instituições públicas federais de ensino superior |
Nesse caso o candidato deve providenciar documento original na instituição em que foi realizada o procedimento antes de iniciar a solicitação no SEI!UFU, conforme instruções abaixo. A qualquer momento, caso necessário, a UFU poderá averiguar a veracidade do documento. |
3 |
Solicitante de procedimento de heteroidentificação complementar à sua autodeclaração |
Iniciar a solicitação no SEI!UFU, conforme instruções abaixo. |
4 |
Casos omissos deverão ser analisados pela DIEPAFRO, NEAB e PROPP. |
Compete aos órgãos diretamente envolvidos, juntamente com a comissão de heteroidentificação da UFU designada para essa finalidade realizar a análise de cada caso. |
No caso de candidato indígena, deve-se apresentar ainda o RANI (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena).
O candidato às vagas destinadas às cotas PPI somente poderá se inscrever em processos seletivos de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFU, quando estiver de posse do documento de Deferimento da AUTODECLARAÇÃO, realizado mediante procedimento de heteroidentificação.
A solicitação será feita EXCLUSIVAMENTE através do SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI! UFU), conforme diretrizes abaixo:
- O(a) candidato(a) deverá acessar o módulo Usuários Externos no portal SEI!UFU e cadastrar-se para acesso inicial, conforme orientações disponíveis no site https://ufu.br/sei/usuario-externo-peticionamento;
- Após validação do cadastro, logar no SEI!UFU, e, em peticionamento, gerar novo processo;
- Escolher o tipo "Stricto Sensu: Inscrições - Processo de Seleção (Cotas)".
- Preencher e assinar o documento principal (Solicitação de Homologação/Validação de Autodeclaração de Cor/Raça), e anexar os demais documentos solicitados, em formato PDF e legíveis:
- Documento de identificação: RG (frente e verso) / CPF (caso não tenha os dados no RG) ou passaporte.
- Registro fotográfico: Foto individual atual (foto frontal; boa iluminação; fundo branco; roupas claras; sem maquiagem; sem óculos; cabelos soltos; sem agasalho ou roupa de frio; sem filtros de edição; boa resolução).
- Se deferido em processo anterior de heteroidentificação da UFU ou outra instituição federal de ensino: documento comprobatório.
- Finalizar o peticionamento.
Os Recursos também serão submetidos EXCLUSIVAMENTE através do SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI! UFU):
- O(a) candidato(a) deverá gerar um peticionamento intercorrente, indicando o número do processo da solicitação inicial.
- Inserir e preencher o documento principal (Recurso à Solicitação de Homologação/Validação de Autodeclaração de Cor/Raça).
- Anexar a documentação comprobatória que julgar necessária e finalizar o peticionamento.
CRONOGRAMA DAS ETAPAS - ANO 2024
|
Dúvidas entrar em contato pelo e-mail: chpg@reito.ufu.br.
Fone Secretaria do Mestrado Profissional de Ensino de História: 3239-4395.