Doutorado Profissional em Ensino de História

DPEH
por Guilherme Amaral Luz
Publicado: 19/06/2024 - 15:45
Última modificação: 19/06/2024 - 16:54
Perfil do ingressante: 

O ProfHistória tem como objetivo geral proporcionar formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na educação básica, impactando, por consequência, positivamente esse nível de ensino. A partir de gestão acadêmica associada e em rede interinstitucional, objetiva fomentar a produção de conhecimento inovador, objeto de reflexão densa e aplicável na resolução de problemas que atendam, especialmente, aos desafios das demandas relacionadas ao campo do ensino de História.

O Doutorado Profissional pode fortalecer justamente o polo de superação do hegemônico modelo formativo de docentes no qual as práticas de investigação social estão excluídas; que transforma o professor da escola básica em técnico (mais ou menos eficaz) da transmissão pedagogizada dos conteúdos de suas disciplinas específicas. Esta proposição que empodera o professor da escola básica como intelectual (altamente formado) - enfatiza a rearticulação entre teoria e prática, para superar a fragmentação do processo formativo que exila o professor do lugar de produção de conhecimentos críticos e reflexivos sobre a sua própria profissão e sobre o que ensina; pensa essa rearticulação como ferramenta que problematiza a escola como instituição produtora de memória, identidade e cidadania.

Espera-se que o egresso seja:
• Professor-historiador dotado de autonomia no campo da pesquisa e excelência no campo da docência, com amplo domínio de repertório teórico-metodológico do campo da história e, mais especificamente, do ensino de história;
• Intelectual crítico capaz de refletir sobre todos os processos atinentes à atuação do historiador, dentre eles: os processos de preservação da memória de coletividades e grupos, do seu patrimônio material e imaterial, da escrita da história e da sua difusão nos espaços formais e informais de transmissão do saber; e os processos de escolarização da história e da memória no âmbito do ensino de história;
• Intelectual capaz de produzir conhecimentos historicizados sobre o seu ofício e para o seuofício, articulados às práticas de ensino na sala de aula;
• Sujeito articulador das culturas escolar e universitária pela sua atuação junto aos debates públicos e encontros acadêmicos sobre o ensino de história; sobre políticas de educação e de preservação da memória e patrimônio;
• Intelectual comprometido com a transformação da escola básica em direção de sua democratização, inclusão e diversidade cultural.

Público alvo:
Professores da Educação Básica, prioritariamente da rede pública, portadores de título de Mestrado (Acadêmico ou Profissional) e em efetivo exercício no ensino de história.

 

Documento de autorização: 
Documento de reconhecimento: 
Duração Mínima: 
24 meses
Duração Máxima: 
48 meses
Conceito CAPES: